terça-feira, 7 de novembro de 2017

1945

País: Hungria
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 91 min
Direção: Ferenc Török
Elenco: Péter Rudolf, Bence Tasnádi e Tamás Szabó Kimmel.

Sinopse: em agosto de 1945, uma pequena aldeia húngara se prepara para o casamento do filho de um importante secretário da cidade. Mas um acontecimento estranho os apavora repentinamente: um grupo de judeus ortodoxos chegou na estação ferroviária da cidade portando caixas misteriosas. O medo deles é que tudo aquilo faça parte de algum plano de vingança, pelos atos cometidos na Segunda Guerra Mundial.

Crítica: com o fim da Segunda Guerra Mundial, cidadãos judeus de diversas nacionalidades começaram a retornar a seus países de origem: fato já retratado muitas vezes no cinema.
A originalidade aqui está na reação de quem os recebe, no caso, os húngaros. A mea culpa ou o remorso são retratados por meio de seus personagens que reagem de maneiras distintas: uns têm medo, outros partem para o ataque. O vilão do drama é Szentes István (Péter Rudolf), funcionário da cidade: antissemita, machista e manipulador.
No dia do casamento do seu filho, dois judeus chegam à cidade. Sem saber o que de fato eles querem, os moradores da cidade pensam o pior e agem na defesa para proteger o que acreditam ser “seu”.
O filme, em preto e branco, aborda uma situação interessante e incômoda, mas faltou dar mais espaço aos personagens de forma que se tornassem mais naturais e humanos e menos caricatos – tudo é o bem contra o mal.
Contudo, o final surpreende pelo valor simbólico.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP