segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Bela que Dorme (Bella Addormentata)

País: Itália/França
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Marco Bellocchio
Elenco: Toni Servillo, Isabelle Huppert, Alba Rohrwacher, Michele Riondino, Maya Sansa e Pier Giorgio Bellocchio.

Sinopse: o novo filme de Marco Bellocchio faz uma exploração multifacetada da complexa questão da eutanásia, em resposta ao famoso e controverso caso de Eluana Englaro na Itália. Um senador tem de decidir se quer aprovar uma lei que vai contra a sua consciência e a linha de seu partido, enquanto sua filha Maria, uma ativista de um movimento pró-vida, protesta na porta da clínica na qual Eluana está sendo tratada. Ao lado de seu irmão, Roberto é um militante laico, um opositor por quem Maria se apaixona. Em outra parte, uma grande atriz procura por sua fé e um milagre para salvar a filha, que está em coma irreversível há anos, e por quem ela sacrificou sua relação com o outro filho. Por fim, a desesperada Rossa quer morrer, mas um jovem médico chamado Pallido opõe-se radicalmente ao seu suicídio. Essas histórias convergentes são conectadas por uma reflexão sobre o sentido da vida.

Crítica: o filme é mal executado do início ao fim. O diretor tentou fazer algo 'cult' sobre o tema eutanásia e a tentativa foi um desastre. Na trama, três distintas histórias de mulheres – duas lutando pela vida, vivendo em estado vegetativo e outra, que não vê sentido na vida, vendo como única saída o suicídio.
Os cortes, as atuações, os diálogos, tudo é confuso. Não há uma narrativa que consiga envolver o espectador num filme que parece um ensaio de teatro. Nem Isabelle Huppert (ótima atriz francesa) salva, mesmo porque seu papel é pequeno na história. Até as posições da igreja, da política e da sociedade em si na discussão sobre eutanásia são apresentadas de forma ineficiente e rasa.
O roteiro tinha em mente mostrar como a vida é incerta, mas foi o longa-metragem que se mostrou assim, completamente equivocado.
O melhor momento é o final, já que finalmente podemos ir para casa e esquecer um trabalho tão ruim.


Avaliação: *

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP