domingo, 23 de junho de 2013

A Casa Vermelha (The Red House)

País: Nova Zelândia
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 82 min
Direção: Alyx Duncan
Elenco: -

Sinopse: “Sua casa é o lugar de onde você vem ou o que você carrega dentro de si onde quer que vá?” Esta é a essência do drama que mostra a vida de um casal na faixa dos 60 anos de idade. Lee é um ativista experiente ainda ligado a fazer planejamentos locais. Jia é uma refugiada chinesa. Eles se conheceram 20 anos antes. Agora, ela deve voltar à China, para ver seus parentes idosos, que ainda vivem no apartamento em que ela cresceu, numa cidade que mudou muito desde que ela foi embora. O filme acompanha a viagem deste casal pelo mundo e por aquilo que eles criaram para si, a casa vermelha no mato, cheia de livros e memórias.

Crítica: a vida do casal é contada, resumidamente, e narrada em off na maior parte do filme. São relatos de como se conheceram, do que consideram o amor, do que mais gostam na pessoa amada, das lutas travadas com o passado, de lembranças que se apagam e outras não.
Contam, sobretudo, como o tempo passa rápido e deixa marcas. É tocante quando Jia descreve que, ao abandonar a China, comunicava-se com seus pais por carta somente. Quando os ouviu por telefone, ficou surpresa, não só pelo fato de poder ouvi-los, mas pela voz deles. Percebera que eles tinham envelhecido.
Depois de tantos anos, precisa regressar ao país que nasceu para cuidar deles. Lee vai em seguida. Nesse intervalo que estiveram separados, se comunicam por telefone ou via Skype trocando confidências.  
Lee faz um balanço do que fez da sua vida e para as pessoas. Jia não sabe dizer como aconteceu a oportunidade de ir à Nova Zelândia. Simplesmente foi. Também achava que jamais amaria de novo. Seu marido faleceu na fábrica em que trabalhava na China. Jia, então, recebe uma proposta para trabalhar lá. Mas a dor na perda é insuportável. É quando decide partir com seu filho, sem saber exatamente para onde, apenas tendo a certeza de que tinha que ir para algum lugar. É quando Lee surge em sua vida. Jia acredita que a vida seja isso, viver cada dia, seguindo adiante, e vendo a beleza em tudo o que lhe é ofertado.   


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP