segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sushi e a Globalização (Sushi – The Global Catch)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 75 min
Direção: Mark Hall
Elenco: -

Sinopse: de alimento simples, comercializado nas ruas por vendedores no Japão, o sushi se transformou em item da culinária internacional, nos últimos 30 anos. O documentário acompanha este crescimento. Filmado em cinco países, explora a história e o crescimento desta culinária popular, apresentando questões ligadas ao futuro: como alimentar a fome mundial pelo peixe cru, sem exterminar as populações de peixes selvagens? A tecnologia pode suprir os restaurantes sustentáveis, com recursos como a aquicultura, ou o alimento se tornará cada vez mais valioso, pernicioso para o meio ambiente e foco do consumo de poucos privilegiados?

Crítica: um documentário completo sobre sushi: pesca, venda, distribuição, diferentes e curiosas formas de preparo e consumo.
Com muitos depoimentos, detalhes, imagens, ilustrações e informações valiosas, o trabalho expõe o aumento alarmante do consumo do alimento em todo o mundo (EUA, Singapura, Polônia, Austrália, China e até México) e as consequências, como por exemplo, o perigo de extinção do atum de barbatana azul, pescado em vários mares. Grandes pescadores chegam a pescar 3.000 de uma vez só. O salmão e a enguia também são espécies ameaçadas pelo consumo demasiado.
A preocupação não é exagero: houve uma redução de 90% da população dessa espécie nos últimos anos. Há sushi vendido em quiosques, para viagem, e até em embalagem industrializada. E, quanto mais escasso, mais caro fica o produto.
Ambientalistas condenam a prática e buscam soluções, como por exemplo, optar por restaurantes que sirvam o sushi preparado outro peixe, de mesma textura e sabor. Em São Francisco, nos Estados Unidos, há um exemplo.
Empresários reconhecem que futuras gerações ficarão sem o atum. Pescadores, como os australianos, já estão desenvolvendo a criação da espécie em cativeiro, que acreditam ser o futuro.
Alguns pescadores de Oma, no Japão, respeitam mais os limites. Pescam um de cada vez, e apenas com rede.
A mensagem é clara: a mudança tem que começar agora e só será possível se todos, pescadores, exportadores e consumidores, fizerem sua parte. A sustentabilidade em primeiro lugar.


Avaliação: ***

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