Sushi e a Globalização (Sushi – The Global Catch)
País: EUA
Ano:
2013
Gênero: Documentário
Duração: 75
min
Direção:
Mark Hall
Elenco: -
Sinopse: de alimento simples, comercializado nas ruas
por vendedores no Japão, o sushi se transformou em item da culinária
internacional, nos últimos 30 anos. O documentário acompanha este crescimento.
Filmado em cinco países, explora a história e o crescimento desta culinária
popular, apresentando questões ligadas ao futuro: como alimentar a fome mundial
pelo peixe cru, sem exterminar as populações de peixes selvagens? A tecnologia
pode suprir os restaurantes sustentáveis, com recursos como a aquicultura, ou o
alimento se tornará cada vez mais valioso, pernicioso para o meio ambiente e
foco do consumo de poucos privilegiados?
Crítica: um documentário completo sobre sushi: pesca, venda,
distribuição, diferentes e curiosas formas de preparo e consumo.
Com muitos depoimentos,
detalhes, imagens, ilustrações e informações valiosas, o trabalho expõe o
aumento alarmante do consumo do alimento em todo o mundo (EUA, Singapura, Polônia,
Austrália, China e até México) e as consequências, como por exemplo, o perigo
de extinção do atum de barbatana azul, pescado em vários mares. Grandes
pescadores chegam a pescar 3.000 de uma vez só. O salmão e a enguia também são espécies
ameaçadas pelo consumo demasiado.
A preocupação não é exagero:
houve uma redução de 90% da população dessa espécie nos últimos anos. Há sushi vendido em quiosques,
para viagem, e até em embalagem industrializada. E, quanto mais escasso, mais
caro fica o produto.
Ambientalistas condenam a
prática e buscam soluções, como por exemplo, optar por restaurantes que sirvam
o sushi preparado outro peixe, de mesma textura e sabor. Em São Francisco, nos Estados
Unidos, há um exemplo.
Empresários reconhecem que
futuras gerações ficarão sem o atum. Pescadores, como os australianos, já estão
desenvolvendo a criação da espécie em cativeiro, que acreditam ser o futuro.
Alguns pescadores de Oma,
no Japão, respeitam mais os limites. Pescam um de cada vez, e apenas com rede.
A mensagem é clara: a mudança
tem que começar agora e só será possível se todos, pescadores, exportadores e
consumidores, fizerem sua parte. A sustentabilidade em primeiro lugar.
Avaliação:
***
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