domingo, 23 de junho de 2013

Um Voo Especial (Vol Spécial)

País: Suíça/França
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 103 min
Direção: Fernand Melgar
Elenco: -

Sinopse: a Suíça ainda hoje realiza voos especiais, onde os passageiros são acorrentados a seus assentos. Eles são acompanhados por policiais e oficiais de imigração e estão sendo devolvidos a seus países de origem, de onde muitos saíram há mais de 20 anos e onde suas vidas podem estar em perigo. Crianças, mulheres e trabalho são deixados para trás na Suíça. Perto de Genebra, na prisão Frambois, vivem 25 imigrantes ilegais à espera de deportação. A eles é oferecida a oportunidade de dizer adeus às suas famílias e voltar para seus países de origem em um voo regular, escoltado por policiais à paisana da polícia. Se eles recusarem a oferta, a viagem é organizada rápida e inesperadamente. As histórias são comoventes.

Crítica: ao ler a sinopse, o assunto realmente me chamou a atenção e o documentário não decepciona. Mostra uma situação pouco conhecida por quem não mora na Suíça, país tão conhecido por sua diplomacia e neutralidade. Esse comportamento não é tão completo quando o assunto é imigração.
Uma casa-cadeia, localizada próxima ao aeroporto de Genebra, o que não deve ser pura casualidade, abriga vários ‘residentes’ – palavra utilizada pelos funcionários que não gostam de chamá-los de detentos, o que na verdade são. Afinal, grande parte está ali há mais de um ano, com um breve período para ir ao pátio, praticar esportes e receber visitas familiares. Eles têm alimentação (basta pedir o ingrediente para prepararem sua própria refeição), uma sala de ginástica e uma área de lazer para jogos e outra para fazer reuniões.
Nesse dia-a-dia, são mostrados os dramas de alguns deles que alegam ter vivido já há tanto tempo na Suíça que nem sequer considerem o país onde nasceram como um local para voltar. Outros contestam que sempre pagaram impostos, contribuíram par ao país, formaram famílias.
Não são criminosos, apenas foram descobertos por pequenas falhas, como a falta de um adesivo de estacionamento ou documento. Um deles consegue a liberação, mas o restante é mandado de volta para o lugar de origem ou ficam aguardando serem deportados a qualquer momento. Essa espera os aflige a ponto de alguns chorarem de desespero. E, para nós, espectadores, é difícil entender as leis suíças.
Há um dia em cinco são enviados de uma vez só nos tais voos especiais. O processo só é interrompido quando um outro voo, organizado por outra prisão, dá errado. Um detento morre durante o trajeto por asfixia. A notícia vai parar na mídia e são levantados questionamentos sobre as condições da viagem, de como são tratados, já que são algemados, acorrentados (pernas) e presos com bandagens, como se usassem uma camisa de força.
O filme é um alerta para o respeito e dignidade humana e o preconceito, infelizmente, enraizado em muitas pessoas.  


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP