terça-feira, 4 de junho de 2013

Olhe para Mim de Novo

País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 79 min
Direção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman
Elenco: -

Sinopse: um road-movie no sertão nordestino que acompanha a história de Silvyo Luccio, um transexual masculino. Ele expõe suas inquietações e dramas pessoas ao viajar com a equipe por vários Estados do Nordeste, para interagir com outras pessoas vítimas de preconceito. Mostra situações do cotidiano de algumas pessoas que estão à margem da sociedade, praticamente isoladas no meio do agreste.

Crítica: um personagem vale o filme. Assim é Silvyo Luccio, com uma história rica e repleta de acontecimentos. A maneira de contar suas angústias, revelar seus segredos e expor seus problemas tão francamente é o que há de melhor no documentário.
Nascido mulher no interior do Ceará, sempre se sentiu confinado a um corpo com o qual não nunca se identificou. Depois de muito sofrimento, decidiu distanciar-se dos familiares que dele se envergonhavam e buscou nova identidade, agora como homem.
Ele é um achado e foi muito bem captado pelas diretoras. Silvyo conta como é sua vida hoje ao lado da esposa, a complicada relação com a filha (que teve muito jovem, antes de sair de casa) e as mudanças físicas que o tratamento hormonal lhe impõe.
O filme só erra quando decide tratar de diversidade humana e preconceito. De forma abrangente e sem se aprofundar, quebra o ritmo em que a história vinha sendo narrada. O acréscimo não é bem-vindo porque não contribui muito para o objetivo do documentário que já contava com uma excelente trama principal.
De qualquer forma, não tira o brilho do trabalho que merece ser visto por todos e sem julgamentos.

Curiosidade: as filmagens foram feitas em apenas duas semanas, com uma rotina diária de 12 a 14 horas.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP