terça-feira, 4 de junho de 2013

Três Mundos (Trois Mondes)

País: França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Direção: Catherine Corsini
Elenco: Raphaël Personnaz, Arta Dobroshi, Clotilde Hesme, Reda Kateb e Adèle Haenel.

Sinopse: Al (Raphaël Personnaz) é um jovem bem sucedido que está prestes a se casar com a filha de seu patrão e ir para um cargo ainda melhor na concessionária de carros em que trabalha. Uma noite, voltando de sua despedida de solteiro e dirigindo bêbado, ele atropela um estranho. Mas Al, impulsionado por dois amigos de infância que estavam com ele ao carro, não presta socorro à vítima. Nos dias que seguem, ele se vê cada vez mais agoniado por seu ato covarde.

Crítica: apesar de temáticas relevantes e posturas críticas no enredo, é um filme mediano. Forte, mas não o bastante para atingir o público em cheio. Passa, sem deixar marcas. É certo que escapa da previsibilidade e dos clichês, porém não consegue manter a atração pela história despontada no início até o final.
Na trama, que lembra ’21 Gramas’, há o acusado, a vítima e a testemunha. Só que aqui a densidade é bem menor. Aborda questões sociais e imigração ilegal (há uma ótima cena que se passa no hospital entre a esposa da vítima atropelada e a equipe médica).
Mas o maior questionamento do filme é o comportamento humano, até onde a consciência ou a falta dela pode conduzir os atos humanos, como as dificuldades podem tornar pessoas duras em relação à vida, como podemos agir de forma desiquilibrada com nossos semelhantes para tentar proteger aquilo que achamos ser tudo o que temos.
Quanto às atuações, Raphaël Personnaz (Al) e Arta Dobroshi (Vera) são os mais convincentes. Nas cenas entre Al e Juliette (Clotilde Hesme), as situações são forçadas, principalmente, um romance entre os dois. Não há antes nenhum indício de que exista alguma atração entre eles. Tal acontecimento sobra no filme, o que é uma pena já que sequer seria indispensável ao andamento da história.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP