domingo, 23 de junho de 2013

Sete Caixas Paraguaias (7 Cajas)

País: Paraguai
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori
Elenco: Celso Franco

Sinopse: Assunção, Paraguai. Víctor, um carreteiro de 17 anos, se distrai imaginando ser famoso e admirado na televisão de uma loja de DVD's em pleno Mercado 4, o que causa a perda de um cliente para outro carreteiro que se adiantou. O mundo do mercado é hostil, competitivo e há milhares como ele esperando levar as compras dos clientes em troca de uma pequena remuneração. Victor entende que precisa se mexer para conseguir algum dinheiro nesse dia. Então recebe uma proposta incomum, transportar 7 caixas, cujo conteúdo ele desconhece, em troca de uma nota rasgada de 100 dólares.

Crítica: de início, já garanto que o filme é imperdível. Todo filmado no Mercado 4, uma das feiras mais movimentadas de Assunção, o enredo bem construído dá vida a todos os seus personagens.
O ritmo da trama é frenético e retrata a vida dos “carreteiros”, entregadores de produtos para os comerciantes que vendem seus artigos para os milhares de consumidores que se amontoam no mercado.
Com uma história simples, porém com uma trama que ganha ares de complexidade graças à criatividade do roteirista, produtor e diretor, tudo gira em torno de Victor que aceita levar uma entrega (7 caixas), sem saber do que se trata, recebendo como garantia de pagamento metade de uma nota de US$ 100 rasgada.  
A partir daí, tudo vai acontecer e nada é previsível. Além do talento da equipe de direção, que é indiscutível, os atores (maioria, de teatro, e outros amadores que realmente trabalham no mercado) são espetaculares.
O filme é falado em guarani com um pouco de espanhol e foi sucesso no país de origem, com 330.000 espectadores. O recorde até então era do ‘Marca Paraguaia’, de 2006.
Segundo os diretores, filmar no mercado foi um desafio, devido à enorme quantidade de pessoas que frequentam o local e ao barulho, mas esse cenário acabou contribuindo para tornar as situações mais reais ainda.
Uma obra de baixo custo, com poucos atores, produção simples e, no entanto, uma trama totalmente inteligente, eletrizante, inesperada.
No final da exibição, todo mundo levantou e aplaudiu de pé, o que significa que também será um sucesso no Brasil. Fazia tempo que não via esse tipo de manifestação no cinema.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP