domingo, 30 de junho de 2013

Noites de Reis

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Vinicius Reis
Elenco: Bianca Byington, Enrique Díaz e Raquel Bonfante.

Sinopse: após uma tragédia familiar, Dora (Bianca Byington) e sua filha Júlia (Raquel Bonfante) começam a viver outra vez, aprendendo a lidar com o sofrimento. Morando numa cidade no litoral do Rio de Janeiro, elas acompanham a Folia de Reis, com músicos e palhaços que alegram as ruas da região. A rotina da família é abalada com o inesperado retorno de Jorge (Enrique Díaz), que deixou mulher e filha após a morte do filho Lucas. Este encontro vai trazer de volta a dor da perda, mas a crise vai abrir os caminhos para a superação.

Crítica: o primeiro trabalho do diretor foi em ‘A Cobra Fumou’, documentário onde mostra um admirável painel sobre como foi a expedição militar brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então havia rodado apenas um filme, o pouquíssimo visto ‘Praça Saens Peña’.
Aqui, ele apresenta uma história simples de gente que precisa conviver com a perda para seguir adiante. Tudo começa com Dora (Byington) e sua filha Júlia (Raquel Bonfante), que vivem sozinhas em uma casa localizada em Paraty, zona costeira do Rio de Janeiro. Sobre ambas pesa uma tragédia: a morte do filho, que fez com que o marido (Diaz) abandonasse a família. Em meio à inevitável dor decorrente deste fato, e sem ter o amparo esperado do marido, Dora precisa reconstruir a vida. Entretanto, por mais que se esforce o semblante carregado não esconde o peso que carrega, todo dia, para continuar em frente.
É a dor, e como lidar com ela, que dá o norte principal à trama. Neste ponto chama a atenção o desempenho de Bianca Byington que compõe uma personagem sofrida e angustiada. Já a jovem Raquel Bonfante, que interpreta a filha, precisa aprender a atuar. Nas cenas em que aparece, dá a impressão de estar lendo um texto. Enrique Diaz, que surge já com cerca de um terço da trama transcorrido, representa bem o outro lado: aquele que foge, ao invés de enfrentá-lo.
Um filme com narrativa alternativa que tenta mostrar a angústia por meio do silêncio, mas isso não é o suficiente. Falta certo conteúdo e até diálogos maduros e francos entre o casal que envolvesse o espectador. ‘Noites de Reis’ é um filme delicado que tem bastante a dizer, mas falha nesse foco. No entanto, é uma boa tentativa.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP