sexta-feira, 21 de junho de 2013

Alto como uma Árvore de Baobá (Tall as the Baobab Tree)

País: Senegal/ EUA
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 82 min
Direção: Jeremy Teicher
Elenco: -

Sinopse: em uma isolada vila na zona rural do Senegal, na África, uma adolescente elabora um plano secreto para resgatar e impedir o casamento da irmã, de apenas 11 anos de idade, que foi prometida pelos pais.

Crítica: o tema – casamento arranjado de crianças – por si só já chamaria a atenção do público. Mas, além disso, a produção do filme impressiona.
Fotografia bela, narrativa dinâmica e um roteiro bem amarrado que preza por retratar a realidade dura e crua das tradições ainda mantidas acima de tudo.
Na família senegalês, são 5 pessoas: pai, mãe e 3 filhos (duas meninas e um menino). Siele é o filho que não estudou e cuida das vacas para o pai até o dia em que se machuca seriamente ao cair de uma árvore.
Isso coincide com o retorno de Coumba e Debo (as irmãs, mais velha e mais nova, respectivamente) à aldeia. Elas estavam estudando na cidade. Coumba passou nos exames e tem planos para prosseguir e deseja o mesmo para sua irmã. No entanto, o tratamento para curar Siele é caro e o pai só vê uma forma de conseguir dinheiro: casando a irmã mais nova que, segundo ele, ainda não está encaminhada.
A partir daí, Coumba (bastante convincente no papel), que adora a irmã, começa uma corrida desesperada para protegê-la a fim de permitir que Debo também estude até a faculdade.
O irmão, que não estudou, também apoia as irmãs. A mãe não se interfere nos ‘negócios do pai’ e este sempre ouve o ancião da aldeia.   
Nada parece impedir os esforços de Coumba que busca ajuda de um ex-professor e de um amigo. Mas nem tudo sai como ela planeja.
Vale a pena conferir!


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP