terça-feira, 4 de junho de 2013

De Corpo e Alma

País: Moçambique
Ano: 2007
Gênero: Documentário
Duração: 53 min
Direção: Matthieu Bron
Elenco: -

Sinopse: Victória, Mariana e Vasco são três jovens moçambicanos com deficiências físicas que vivem no subúrbio da capital de Moçambique, Maputo. Victória transmite a autoestima que recebeu da sua educação a outras mulheres com deficiências, organizando um desfile de moda; Mariana usa sua energia para criar amizades e ultrapassar as barreiras arquitetônicas urbanas; e Vasco faz negócio no setor informal, consertando sapatos. Revelando os seus desafios físicos e emocionais, o filme coloca questões universais sobre a aceitação de si mesmo e sobre como encontrar seu lugar na sociedade.

Crítica: o filme foi produzido em Maputo e nos arredores durante mais de três anos. As histórias são inspiradoras e o que mais impressiona e comove são as atitudes exemplares de cada um, o caráter excepcional, a vontade de viver e de encontrar um grande amor, a vaidade, a importância de estar bem e feliz, a batalha diária, as dificuldades pelas quais passam, na maioria das vezes, por falta de coração das pessoas.
Esse acompanhamento foi possível convivendo-se com cada um dos personagens no dia-a-dia. Nada as impede de trabalhar. A ausência de um braço ou de todos os membros inferiores, ou a locomoção possível somente engatinhando-se, só são incentivos para que sigam adiante na busca de seus sonhos. Não existe depressão ou baixa autoestima. O desânimo que, às vezes, ameaça aparecer é vencido pela força de vontade e perseverança.  
Os depoimentos são muito ricos e sinceros. Todos estão à vontade perante a câmera e, naquele momento, são estrelas. O desfile de moda é uma das sequências mais emocionantes do documentário.
Ao final, todos se encontram para ensaiar uma apresentação de dança que é sublime. O que fica na nossa mente é o questionamento sobre o comportamento da sociedade com relação a essas pessoas e a nós mesmos, geralmente perfeitos, mas dispostos a ver dificuldade em tudo.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP