sexta-feira, 21 de junho de 2013

Yema

País: Argélia
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: min
Direção: Djamila Sahraoui
Elenco: Djamila Sahraoui, Samir Yahia, Ali Zarif e Nabil Oudihat.

Sinopse: embora a Guerra Civil da Argélia – entre o governo e os rebeldes fundamentalistas islâmicos – que começou em 1991, tenha terminado oficialmente em 2002, o país permanece dividido por conflitos. A diretora Djamila Sahraoui concentra-se na temática clássica do irmão contra irmão, numa tragédia que se abate sobre uma família e que consegue falar da devastação do conflito como um todo.

Crítica: Ouardia (interpretada pela própria diretora) se prepara para enterrar seu filho mais velho, Tarek, um soldado do governo morto por seu próprio irmão, o fundamentalista Ali, na remota zona rural da Argélia. Subsistindo numa região assolada pela seca e vigiada por um guarda enviado por Ali, Ouardia obsessivamente cuida de seu jardim, uma fonte de alimentação, mas também uma metáfora para a possibilidade de esperança em um mundo aparentemente sem esperança. Ali, gravemente ferido, volta para casa e Ouardia trava uma luta entre a memória do filho morto e a realidade do que ainda está vivo, o assassino de seu irmão.
A fotografia destaca bem o cenário bucólico, com uma excelente técnica cinematográfica. Isso é inegável.
Mas a história singela poderia ter sido melhor pincelada. Seu ritmo lento, por vezes, cansa. Sahraoui é quem sustenta o filme com seu desempenho. Os outros atores que vivem o filho e o guarda são bem amadores.
A dor da mãe só ganha um pouco de alívio com a chegada de uma criança, que também é fruto de discórdia entre mãe e filho.
Ainda assim, por retratar a crueldade de conflitos que derrubam as fronteiras familiares, vale a pena assistir.


Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP