domingo, 23 de junho de 2013

Workers

País: México/Alemanha
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: José Luis Valle
Elenco: Susana Salazar e Jesús Padilla.

Sinopse: Rafael e Lídia viveram uma história de amor no passado e continuam ligados pela memória de um filho morto. Ele, depois de toda uma vida de trabalho numa fábrica em Tijuana, descobre que por um erro de papelada não conseguirá sua tão sonhada aposentadoria. Ela fica sabendo que, depois de décadas como empregada de uma grande casa, sua patroa ao morrer deixou toda sua herança para o cachorro e só no caso de morte do animal o dinheiro passará às mãos dos empregados. Do seu jeito e em silêncio, ambos começaram uma luta: ele contra a empresa; ela contra o cachorro. Curiosamente, são lutas que não se veem.

Crítica: a história de pessoas simples que estão acostumadas com o rumo das vidas ao seu redor: patrões ricos que dão ordens e ganham cada vez mais dinheiro e pobres que trabalham, trabalham, e estão sempre pobres.
Nesse mundo, o filme retrata o dia em que tudo pode mudar, em que a dignidade precisa falar mais alto. O diferencial da trama é que as lutas são silenciosas (só passamos a saber toda a verdade ao final e, ainda, com algumas surpresas inesperadas) e, apesar de diferentes, almejam o mesmo: esperança.
Os personagens singelos cativam o espectador. Um funcionário que não sabe ler e trabalha por 30 anos em uma fábrica em qualquer reconhecimento; uma doméstica dedicada que tem menos valor que o cachorro de sua patroa.
As situações são hilárias, mas, sobretudo, críticas e fazem um alerta para a importância de todos sermos tratados como seres humanos.  


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP