sexta-feira, 21 de junho de 2013

Paisagens Devoradas (Paisajes Devorados)

País: Argentina
Ano: 2012
Gênero: Suspense
Duração: 75 min
Direção: Eliseo Subiela
Elenco: Fernando Birri, Luz Subiela, Juan Manuel López Baio e Araceli Sangronis.

Sinopse: um “falso documentário” que mostra a investigação que levam a cabo três jovens estudantes de cinema sobre um suposto veterano diretor de cinema, alojado num hospital psiquiátrico. O homem é um misterioso e pitoresco personagem octogenário (Fernando Birri), cuja identidade coincide com a de um diretor dos anos 1960 de quem não se teve mais notícias, após um confuso episódio no qual faleceu sua esposa.

Crítica: criatividade não falta aos argentinos, quando o assunto é cinema. Aqui, eles dão outra prova de como é possível fazer um bom filme a partir de uma ideia simples e, melhor, transformar isso, em reflexões profundas.
Tendo como pano de fundo o trabalho de um cineasta, três jovens acabam trilhando outros caminhos que os levam a outros questionamentos e conclusões sobre a vida e o ser humano. Em meio a entrevistas e filmagens, o documentário que estão filmando ganha um novo rumo.
Fernando Birri (diretor, ator e escritor) é espetacular na pele do seu personagem e suas declarações são janelas que se abrem. O que realmente importa? O que somos? O que fazemos? O que é arte? O que é a vida?
Há diversos momentos emocionantes. Dentre eles, há um em que os estudantes o tiram do hospital onde vive e o levam para ver um filme 3D. Nunca tendo visto aquilo, achou espetacular e questiona: “Não seria melhor ainda se nós pudéssemos entrar na tela e fazer parte daquela ilusão? Afinal, a função do cinema é entreter, fazer rir, fazer chorar, é tirar o público da realidade, fazer com que ele se esqueça de tudo.”


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP