terça-feira, 4 de junho de 2013

O Que Traz Boas Novas (Monsieur Lazhar)

País: Canadá
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Philippe Falardeau
Elenco: Mohamed Fellag, Sophie Nélisse, Émilien Néron e Danielle Proulx.

Sinopse: quando a professora de uma escola primária sofre uma morte trágica, o substituto escolhido é Bachir Lazhar, um imigrante argelino. Enquanto as crianças passam por um longo processo de luto, ninguém suspeita do passado doloroso do professor, ou do grande risco que Lazhar seja deportado a qualquer momento.

Crítica: o filme recebeu vários prêmios e ainda foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012.
O sucesso deve-se à excelente direção que tratou um assunto sério com sabedoria e ao formidável elenco mirim que deixaria muito adulto com vergonha em matéria de interpretação.
A trama mantém o suspense após o trágico episódio envolvendo o suicídio de uma professora numa escola do Canadá, sobre o que teria causado tal decisão.
Para substituí-la, um imigrante argelino chamado Bachir Lazhar (Mohamed Fellag), e aí entra outra questão, a dos imigrantes. Bachir tem um passado que não revela a ninguém e precisa se integrar ao novo ambiente.
Sem mesmices ou clichês, a narrativa é excelente, com diálogos inteligentes e críticos, e atuações de ‘tirar o chapéu’.
Enquanto as crianças passam pelo luto, o novo professor tenta conquistar seu lugar. Esse processo é bastante dinâmico e natural, à medida que conflitos vão surgindo e alunos e professor passam a se conhecer. Nesse contexto, educação dos pais, métodos de ensino na escola, bullying e pedofilia também são temas abordados.
Além do próprio Fellag, vale registrar as interpretações seguras e emocionantes das crianças Émilien Néron, como Simon, e Sophie Nélisse, como a cativante e sensível Alice.
A película guarda certa semelhança com o ótimo dinamarquês “A Caça”, que tem a escola como pano de fundo para discutir as relações humanas, mas aqui a mescla de tensão com humor, drama e descoberta de novas amizades torna o enredo mais leve e ameno.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP