terça-feira, 4 de junho de 2013

Depois de Maio (Après Mai)

País: França
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Oliver Assayas
Elenco: Carole Combes, Clément Métayer, Dolores Chaplin, Felix Armand, Félix de Givry, Hugo Conzelmann, India Menuez, Johnny Flynn, Léa Rougeron, Lola Créton, Martin Loizillon, Mathias Renou, Nathanjohn Carter, Nick Donald, Stuart Mulcaster e Victoria Ley.

Sinopse: no início dos anos 70, Gilles (Clément Métayer), estudante do ensino médio em Paris, é contagiado pela febre política da época. No entanto, seu verdadeiro sonho é pintar e fazer filmes, algo que seus amigos e até mesmo sua namorada não conseguem compreender. Para eles, a política é tudo e consome a todos. Mas Gilles, gradualmente, se torna mais confortável com suas escolhas de vida e aprende a se sentir à vontade nesta nova sociedade.
Crítica: o longa se passa no começo dos anos 70, nos arredores de Paris e retrata um dos grandes momentos da história. O cenário também percorre a Itália, Inglaterra, Nepal e Cabul.
Nessa época, o diretor tinha 16 anos, a idade do protagonista Gilles, e as mesmas dúvidas: ser ou não ser um revolucionário, ser um comunista ou um capitalista, ser um artista ou não, amar ou não.
Todos esses dilemas são bem expostos no filme, apesar de ser um pouco extenso demais. Os personagens, interpretados com talento por atores amadores em sua maioria, vagam entre a liberdade sexual, o uso de drogas e as escolhas do futuro.
Na época do verdadeiro "caça às bruxas" pela ditadura militar e política, muita gente tomou um caminho sem volta e essas lembranças são o grande trunfo da trama. Mas há também uma crítica aos estudantes esvaziados, que preferiam ficar alienados a tudo do que viver ou lutar por algo, chamando a isso de revolução.
A narrativa poderia ter sido mais objetiva para que a mensagem a ser passada fosse satisfatória e atingisse um público maior. Mesmo com várias citações culturais – música, literatura e arte – o enredo é raso.
De qualquer forma, expõe os rumos tomados pela geração de 68 e como ficaram as vidas de muitos jovens que presenciaram esse momento histórico.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP