sexta-feira, 21 de junho de 2013

Voando com a Garça (Fly with the Crane)

País: China
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Direção: Li Ruijun
Elenco: -

Sinopse: o velho Ma acredita que grous broncos levam os corpos dos mortos para o paraíso e está completamente assustado com a ideia de ser cremado depois de morto. Quando o governo implementa a prática de cremação, ele procura a ajuda de seus netos.

Crítica: o filme aborda, de forma sutil e às vezes, simbólica e poética, o abandono das tradições e as mudanças impostas pelo ‘progresso’ que atingem até os vilarejos mais remotos na China. A devastação de plantações, a extinção de aves e corpos sendo desenterrados, já que a ordem agora é cremar os corpos.
Com uma população extremamente numerosa, não há como enterrar todos no país, logo a cremação é uma saída para o problema. Mas essa solução não é bem vista, sobretudo pelos mais idosos que dizem que “antigamente, a cremação era para pessoas que morriam jovens ou em algum acidente”. Algumas famílias insistem no enterro e o fazem secretamente.
O simpático vovô Ma divide-se entre a casa dos dois filhos, com receio de ser levado para o lugar onde os corpos são cremados, afinal, com 73 anos, já está perto de partir. Seu desejo de ser enterrado e não cremado é tão grande que passa a falar disso com os netos, que são ironicamente os que ajudarão. Com uma atitude pueril e ingênua e um jeito todo especial de falar, ele os convence a dar um fim ao que tanto o incomoda.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP