sexta-feira, 21 de junho de 2013

Blancanieves

País: Espanha
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Pablo Berger
Elenco: Maribel Verdú, Daniel Giménez Cacho, Ángela Molina, Sofía Oria, Macarena García, Inma Cuesta, Emilio Gavira, Josep Maria Pou, Pere Ponce, Carlos Lasarte e Ignacio Mateos.

Sinopse: era uma vez uma menina que nunca conheceu sua mãe. Aprendeu a arte de seu pai, um famoso toureiro, mas era odiada por sua malvada madrasta. Um dia, fugiu com uma companhia de anões e se transformou numa lenda. Ambientado no sul da Espanha, nos anos 1920, o filme é um tributo ao cinema mudo.

Crítica: Charles Chaplin, se hoje estivesse vivo, não acreditaria que filmes mudos ainda levam plateias ao cinema. Depois do aclamado e vencedor do Oscar, o filme francês “O Artista”, agora é a vez de a Espanha realizar o seu belíssimo mudo.
Ambientado nos anos 20 e todo filmado em preto e branco, a adequação da história infantil da ‘Branca de Neve’ é feita com originalidade, criatividade e muita competência, ressaltando os elementos tradicionais do país: a tourada e o flamenco.
A protagonista é Carmen (Sofía Oria e Macarena García, criança e adulta respectivamente), uma bela jovem com uma infância dramática e atormentada pela sua terrível madrasta Encarna (interpretada com veemência por Maribel Verdú). Ao fugir, Carmen encontra novos amigos – anões toureiros – e parte numa viagem apaixonante. Nessa jornada, as sequências filmadas são belíssimas.
Seguindo o clássico, Encarna é verdadeiramente maldosa mesmo que o filme tenha tendência a ridicularizá-la em certos momentos, e a maçã não poderia faltar. Os anões, ainda que toureiros, estão lá, mas são apenas seis.
A fotografia é perfeita ao acompanhar o tom sombrio da trama, com destaque para a performance da atriz Sofía Oría (Carmen Criança) e de sua avó (Ângela Molina).
O desfecho surpreende e merece aplausos do público.

Curiosidade: premiado com dez prêmios Goya, incluindo Melhor Filme e atores, além de ter sido selecionado para o Oscar 2012.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP